Eletiva nº 1 - Oficina Cultura Maker – 2025

RESPONSÁVEL


PAULO

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Proporcionar aos alunos do Ensino Médio uma experiência prática e interdisciplinar no campo da Cultura Maker, promovendo o desenvolvimento de habilidades em ciência, tecnologia, engenharia e matemática. Por meio da construção e operação de robôs, busca-se estimular o raciocínio lógico, a criatividade, o trabalho em equipe e a resolução de problemas, preparando os estudantes para os desafios do século XXI e promovendo uma formação integral e cidadã desenvolvendo o pensamento computacional, potencializando a capacidade de compreender, definir, modelar, comparar, solucionar, automatizar e analisar problemas e soluções.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Estimular a Criatividade e a Inovação: Encorajar os alunos a pensar de forma criativa na concepção e no aprimoramento de projetos, promovendo soluções inovadoras para desafios específicos. Fomentar o Trabalho em Equipe e a Comunicação: Promover a colaboração entre os membros das equipes, estimulando a comunicação eficaz, a divisão de tarefas e a resolução conjunta de problemas durante o processo de construção dos robôs. Aplicar Conhecimentos Interdisciplinares: Integrar conceitos de matemática, física, ciências e outras disciplinas, relacionando-os de maneira prática e contextualizada, demonstrando a aplicabilidade dos conhecimentos teóricos na prática. Fomentar a Reflexão Crítica e a Auto avaliação: Encorajar os alunos a refletirem sobre o processo de construção, identificando desafios enfrentados, soluções encontradas e áreas de melhoria. Isso promoverá a auto avaliação e o aprendizado contínuo ao longo do projeto.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A Cultura Maker no Ensino Médio é uma oportunidade emocionante para os alunos demonstrarem seus conhecimentos e habilidades adquiridos ao longo do projeto. 1. Exposição de Robôs: Cada equipe de alunos exibe seu robô e explica o processo de construção e os desafios enfrentados. Os alunos devem destacar as soluções criativas que encontraram para superar obstáculos. 2. Competição (Luta de robôs): Cada equipe competirá uma contra a outra, ganhará aquela que obter maior número de vitórias nas “lutas“. Os alunos destacarão as soluções criativas que encontraram para superar obstáculos. 3. Competição (Corrida de Fita Led): Cada equipe competirá uma contra a outra, ganhará aquela que obter maior número de vitórias. Os alunos destacarão as soluções criativas que encontraram para superar obstáculos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Matemática



    Eletiva nº 2 - A arte da literatura encenada

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Ampliar a prática da leitura, da pesquisa, da escrita e da produção cênica em unidades escolares da rede estadual de Goiás, por meio de uma abordagem integrada entre Língua Portuguesa e Arte/Teatro para oportunizar aos estudantes experiências sensíveis e criativas no desenvolvimento da linguagem oral, escrita e gestual.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Capacitar os alunos a analisar e interpretar textos literários destinados ao teatro, compreendendo estrutura, personagens, enredo e contexto histórico e cultural. • Melhorar a fluência e a expressividade na leitura em voz alta, interpretando diálogos e monólogos com emoção e clareza. • Trabalhar técnicas de expressão vocal e corporal para transmitir emoções e significados de maneira eficaz no palco. • Promover o trabalho colaborativo entre os alunos, estimulando a empatia, a cooperação e a capacidade de ouvir e responder aos outros. • Envolver os alunos na criação de cenografia, figurinos, maquiagem e iluminação, incentivando a criatividade e o entendimento dos aspectos técnicos do teatro.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • A obra literária explorada será “O Diário de Anne Frank”. • Realização de uma leitura crítica e análise do texto para entender a estrutura, os temas, os personagens e o contexto histórico. • Discussão com os alunos para obter diferentes perspectivas e insights sobre o texto. • Definição papéis e responsabilidades dentro da equipe de produção: diretor, atores, equipe de cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, som e gestão de projeto. • Realização de ensaios regulares, começando com leituras de mesa e progredindo para ensaios em pé, ensaios com figurino e ensaios gerais.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Espanhol
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 3 - ARTE VISUAL NA BIOLOGIA: CONECTANDO CIÊNCIA, ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA E CRIATIVIDADE

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a intersecção entre arte e biologia, utilizando a arte visual como ferramenta para explorar e representar conceitos biológicos. Os alunos irão criar obras de arte que refletem a diversidade da vida, dos ambientes diversos, da anatomia dos organismos e da importância da sustentabilidade. Logo o objetivo principal não é atingir o hiper-realismo, e sim, criar ilustrações científicas, abrangendo diferentes áreas dentro da Biologia (ex.: anatomia, botânica, zoologia, microbiologia...).
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas ao permitir práticas em equipe, explorando a multiplicidade das formas de compreender e aprender. - Contribuir para o desenvolvimento de habilidades, para o pensamento crítico e para estímulo da mente através pesquisas e exploração de diferentes áreas das ilustrações, tendo como resultado apresentações da produção dos alunos ao longo da eletiva, levando na prática a expressão “desenhar para aprender”. - Conhecer a história e visitar o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN) para registros fotográficos e para posterior produção artística.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das paletas de cores inspirada na fauna, dos modelos tridimensionais das células, dos desenhos baseados nas observações do microscópio, das colagens e ilustrações sobre a linha do tempo, das oficinas de fotografias da natureza, do mural sobre ecossistemas e apresentação dos desenhos anatômicos, evolutivos e microbiológicos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Espanhol
    •  Filosofia
    •  Física



    Eletiva nº 4 - Matematicando no ENEM e vestibulares

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A Eletiva tem como objetivo principal revisitar conteúdos que são explorados no Enem e vestibulares, bem como modificar a visão deturpada de que a Matemática é uma disciplina impossível de se compreender.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •  Levantar dados dos conteúdos defasados;  Ler e interpretar as questões de variados níveis;  Trabalhar noções de matemática básica até avançada;  Diferenciar questões de nível baixo, médio e alto;  Conhecer os principais vestibulares da nossa região;  Fazer as provas de anos anteriores dos vestibulares e Enem.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  •  Na culminância será apresentada, em forma de banners, com alguns recortes bibliográficos dos exames;  Exposições de jogos matemáticos;  Reflexões sobre resultados dos exames;  Apresentação de conteúdos nos softwares matemáticos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 5 - LER O MEU MUNDO PARA ESCREVER O MEU TEXTO

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver a escrita do texto dissertativo-argumentativo a partir das vivências particulares dos estudantes.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Aprimorar a capacidade argumentativa. • Escrever sobre temas diversos que afetam a sociedade. • Possibilitar a compreensão da realidade que cerca o estudante. • Utilizar os textos presentes nas canções de gosto pessoal para ler o funcionamento da sociedade. • Analisar os discursos presentes nas letras de canção a fim de perceber as problemáticas sociais por elas suscitadas. • Despertar o estudante para as próprias opiniões e para a capacidade de expressá-las.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos textos produzidos pelos estudantes. Os alunos poderão, para este último texto, escolher o gênero textual, a fim de que expressem suas perspectivas em relação ao próprio mundo e identidade.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 6 - FAZENDO HISTÓRIA

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Preparar e participar da Olimpíada Nacional em História do Brasil.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Conhecer o funcionamento da Olimpíada Nacional em História do Brasil; • Compreender e diferenciar afirmações ratificadoras, informativas e contextual; • Analisar diversos tipos de documentos históricos; • Entender a História como uma ciência do presente; • Contribuir na formação de cidadãos conscientes e engajados na construção de uma sociedade mais justa e inclusiva; • Experimentar o processo de pesquisa e elaboração de texto a partir de temáticas históricas.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Montagem de uma sala temática com desafios que envolvam as questões e tarefas da ONHB.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 7 - ZAP - Zona Autônoma da Palavra

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Ampliar as possibilidades de análises literárias considerando os processos estéticos, linguísticos, contextuais e subjetivos, intentando a produção poética.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Reconhecer os efeitos de sentido produzido pelo uso de figuras de linguagens em poemas; • Reconhecer o sentido das relações lógico-discursivas nas construções poéticas; • Inferir informações em textos poéticos; • Reconhecer formas de tratar uma informação na comparação de poemas que tratam do mesmo tema; • Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos/morfossintáticos; • Identificar marcas linguísticas em poemas; • Estabelecer relações entre o texto e o contexto histórico, social e político de sua produção. • Trabalhar linguisticamente a emoção dos alunos; • Inferir informações em um texto;
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Criação de ebook com as produções artísticas e sarau para apresentação dessas obras inéditas.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 8 - Robótica Educacional.

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática, encorajando este aluno a vivenciar a aprendizagem, experimentando, testando soluções e permitindo que os estudantes sejam criativos e capazes de resolver problemas com autonomia.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • a. Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática. b. Encorajar o aluno a vivenciar a aprendizagem, experimentando, testando soluções e permitindo que os estudantes sejam criativos e capazes de resolver problemas com autonomia. c. Incentivar a aprendizagem científica, por meio da criatividade, estimulando a experimentação de ideias, exploração de pesquisas e o alcance de resolução de problemas. d. Estimular a sensação de pertencimento e de autoria que visa tirar os alunos da passividade e os colocar no centro do processo de aprendizagem, formando alunos empreendedores capazes de tomar decisões.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos projetos no pátio do CEPI Delcides
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 9 - Biotecnologia na escola

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • , fornecer uma base sólida e ampliada sobre a biotecnologia apresentando ao alunado a contribuição real dessa área da ciência para a sociedade, capacitando os alunos para responder as questões dos vestibulares que versam sobre essa temática, bem como despertar nestes, o interesse por essa área que vem crescendo a cada dia, fornecendo uma opção a mais para os estudantes que se interessam pelo campo da pesquisa e facilitando um pouco mais a difícil escolha pelos cursos ao final do Ensino Médio.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • • Divulgar o conhecimento sobre a área da Biotecnologia e dos processos utilizados por ela na elucidação de problemas nas áreas da agricultura, pecuária, medicina e biologia forense. • Promover o conhecimento a respeito do uso de microrganismos na área da biotecnologia. • Facilitar a compreensão dos temas da biotecnologia inseridos em questões do ENEM e vestibulares. • Expandir o conhecimento dos alunos na área da Ciência.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição das amostras de DNA obtidas durante as aulas prática. Exposição de maquetes e modelos da estrutura do DNA. Quizz investigativo sobre a aplicação da biotecnologia na área forense.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências



    Eletiva nº 10 - Ética e Carreira

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver a compreensão dos estudantes sobre a importância da ética no ambiente profissional e como princípios éticos impactam a construção de uma carreira sólida e respeitável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. Introdução à Ética: Definições e princípios fundamentais. 2. Ética Profissional: Códigos de conduta em diferentes áreas (saúde, direito, educação, negócios etc.). 3. Dilemas Éticos: Estudo de casos reais e situações do dia a dia no ambiente de trabalho. 4. Responsabilidade Social e Sustentabilidade: O papel do profissional na sociedade. 5. Ética e Tecnologia: Privacidade, uso de dados e comportamento nas redes sociais. 6. Construção de Carreira Ética: A importância da integridade para o crescimento profissional.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Participação nas discussões e atividades em grupo. • Produção de textos reflexivos sobre dilemas éticos. • Apresentação de um projeto final: elaboração de um código de ética pessoal ou análise de um caso específico relacionado à área de interesse do estudante. • Autoavaliação e avaliação por pares sobre o aprendizado durante a eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia