Eletiva nº 2 - A arte da literatura encenada

RESPONSÁVEL


PAULO

 MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A eletiva de encenação de uma peça teatral é uma proposta pedagógica que visa proporcionar aos estudantes uma experiência educacional multidisciplinar e enriquecedora. Este projeto se justifica por diversos motivos, entre eles: desenvolvimento de habilidades sociais, expressão criativa, melhoria na comunicação, integração de disciplinas, desenvolvimento da autoestima e autoconfiança, compreensão da cultura e etc.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • Capacitar os alunos a analisar e interpretar textos literários destinados ao teatro, compreendendo estrutura, personagens, enredo e contexto histórico e cultural. Melhorar a fluência e a expressividade na leitura em voz alta, interpretando diálogos e monólogos com emoção e clareza. Trabalhar técnicas de expressão vocal e corporal para transmitir emoções e significados de maneira eficaz no palco. Promover o trabalho colaborativo entre os alunos, estimulando a empatia, a cooperação e a capacidade de ouvir e responder aos outros. Envolver os alunos na criação de cenografia, figurinos, maquiagem e iluminação, incentivando a criatividade e o entendimento dos aspectos técnicos do teatro.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • A obra literária explorada será “O auto da compadecida”. • Realização de uma leitura crítica e análise do texto para entender a estrutura, os temas, os personagens e o contexto histórico. • Discussão com os alunos para obter diferentes perspectivas e insights sobre o texto. • Definição papéis e responsabilidades dentro da equipe de produção: diretor, atores, equipe de cenografia, figurino, maquiagem, iluminação, som e gestão de projeto. • Realização de ensaios regulares, começando com leituras de mesa e progredindo para ensaios em pé, ensaios com figurino e ensaios gerais.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Arte
    •  Educação Física
    •  Espanhol
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 4 - Desafio Para Crescer

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A Eletiva tem como objetivo principal revisitar conteúdos que são explorados no Enem e vestibulares, bem como modificar a visão deturpada de que a Matemática é uma disciplina impossível de se compreender.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  •  Levantar dados dos conteúdos defasados;  Ler e interpretar as questões de variados níveis;  Trabalhar noções de matemática básica até avançada;  Diferenciar questões de nível baixo, médio e alto;  Conhecer os principais vestibulares da nossa região;  Fazer as provas de anos anteriores dos vestibulares e Enem.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  •  Na culminância será apresentada, em forma de banners, com alguns recortes bibliográficos dos exames;  Exposições de jogos matemáticos;  Reflexões sobre resultados dos exames;  Apresentação de conteúdos nos softwares matemáticos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Matemática



    Eletiva nº 8 - Round 6 das quatro operações

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática, encorajando este aluno a vivenciar a aprendizagem, experimentando, testando soluções e permitindo que os estudantes sejam criativos e capazes de resolver problemas com autonomia.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • a. Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática. b. Encorajar o aluno a vivenciar a aprendizagem, experimentando, testando soluções e permitindo que os estudantes sejam criativos e capazes de resolver problemas com autonomia. c. Incentivar a aprendizagem científica, por meio da criatividade, estimulando a experimentação de ideias, exploração de pesquisas e o alcance de resolução de problemas. d. Estimular a sensação de pertencimento e de autoria que visa tirar os alunos da passividade e os colocar no centro do processo de aprendizagem, formando alunos empreendedores capazes de tomar decisões.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos projetos no pátio do CEPI Delcides
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Física
    •  Matemática
    •  Química



    Eletiva nº 10 - Ética e Carreira

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Desenvolver a compreensão dos estudantes sobre a importância da ética no ambiente profissional e como princípios éticos impactam a construção de uma carreira sólida e respeitável.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. Introdução à Ética: Definições e princípios fundamentais. 2. Ética Profissional: Códigos de conduta em diferentes áreas (saúde, direito, educação, negócios etc.). 3. Dilemas Éticos: Estudo de casos reais e situações do dia a dia no ambiente de trabalho. 4. Responsabilidade Social e Sustentabilidade: O papel do profissional na sociedade. 5. Ética e Tecnologia: Privacidade, uso de dados e comportamento nas redes sociais. 6. Construção de Carreira Ética: A importância da integridade para o crescimento profissional.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • • Participação nas discussões e atividades em grupo. • Produção de textos reflexivos sobre dilemas éticos. • Apresentação de um projeto final: elaboração de um código de ética pessoal ou análise de um caso específico relacionado à área de interesse do estudante. • Autoavaliação e avaliação por pares sobre o aprendizado durante a eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  História
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 23 - Atelier de français: Voyage autour du monde francophone

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A Oficina de Francês é uma disciplina eletiva destinada aos alunos do Ensino Médio que desejam aprender a língua e a cultura francesas. Neste projeto, os alunos terão a oportunidade de desenvolver suas habilidades linguísticas e culturais, preparando-os para possíveis oportunidades de estudo e trabalho no exterior. Como afirma Hagège (1996), "a língua é um instrumento de comunicação e de cultura". A Oficina de Francês é uma oportunidade para os alunos do Ensino Médio aprenderem a língua e a cultura francesas de forma interativa e divertida. Com este projeto, os alunos poderão desenvolver suas habilidades linguísticas e culturais, preparando-os para possíveis oportunidades de estudo e trabalho no exterior. Como disse Antoine de Rivarol, "A língua é a mais importante herança que recebemos de nossos antepassados."
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • A Oficina de Francês será dividida em quatro módulos: 1. Introdução ao Francês: Alfabeto e pronúncia, cumprimentos e apresentações, números e datas. Referência: "Grammaire progressive du français" de Claire Miquel; 2. Comunicação Básica: Descrição de pessoas e lugares, pedidos e ofertas, conversas sobre interesses e hobbies. Referência: "Le Nouveau Petit Robert" de Josette Rey-Debove; 3. Cultura Francesa: História e patrimônio cultural, literatura e arte, música e cinema. Referência: "Histoire de la France" de Georges Duby; 4. Prática de Língua: Leitura e compreensão de textos, escrita de cartas e e-mails, conversas e debates. Referência: "L'Atelier de français" de Nathan.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • A Feira de Nações de Língua Francesa será um evento emocionante e interativo, onde os alunos terão a oportunidade de explorar e descobrir a riqueza cultural e linguística dos países de língua francesa. Cada país ou região será representado por uma equipe de alunos, que criarão uma "embaixada" com informações sobre a cultura, história, música, arte e gastronomia do país. Cada equipe de alunos será responsável por criar uma embaixada que represente um país ou região de língua francesa. Eles deverão apresentar informações sobre a cultura, história, música, arte e gastronomia do país. Os alunos terão a oportunidade de apresentar suas embaixadas e compartilhar suas descobertas com os colegas e professores. Os visitantes terão a chance de provar pratos típicos dos países de língua francesa, preparados pelos próprios estudantes. Serão realizadas apresentações de música e dança típicas dos países de língua francesa. Os países participantes são: França; Canadá (Québec); Bélgica; Suíça; África do Sul (regiões francófonas); Marrocos; Argélia; Tunísia; Haiti. Essa feira será uma ótima oportunidade para os alunos aprenderem sobre a diversidade cultural e linguística dos países de língua francesa, enquanto se divertem e desenvolvem suas habilidades de comunicação e trabalho em equipe. Materiais utilizados: painéis e cartazes; mapas e bandeiras; música e vídeos; pratos típicos e ingredientes; materiais de arte e decoração.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Espanhol
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa



    Eletiva nº 24 - UMA JORNADA PELO TEXTO

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A produção do texto dissertativo-argumentativo colabora ativamente no papel de cidadania do estudante, tendo em vista que aprimora a capacidade de pensar sobre assuntos e posicionar-se em relação a eles. Além disso, é crucial para a entrada na universidade pelo Enem, porta de entrada para o Ensino Superior mais utilizada pelo alunado da rede pública de ensino. Assim, o desempenho com excelência na redação se faz primordial para ajudar o sujeito-estudante a alcançar tanto sua autonomia como cidadão quanto para conquistar a vaga na faculdade e mudar sua realidade. Nesse sentido, pensando nas ferramentas para estruturar bem a produção textual, encontra-se no uso de repertório sociocultural pertinente e relacionado à discussão temática um entrave que tem separado os estudantes das pontuações mais altas nas redações. É por isso que esta disciplina se propõe a trazer o suporte literário para sanar a dificuldade mencionada e proporcionar ao estudante a oportunidade de escolher, a partir de uma pontuação alta no Enem, o curso que melhor lhe aprouver, não apenas aqueles nos quais uma pontuação baixa cabe. A Literatura na escola tem o papel de desenvolver no aluno a capacidade de perceber o mundo e as ideias de forma profunda e pelo viés da subjetividade. Tomando essa conjuntura, observa-se que se trata de um campo amplo para a exploração de eixos temáticos diversos a fim de preparar o estudante para escrever sobre diversos assuntos, relacionando-os às produções literárias por meio do interdiscurso. Assim, considera-se aqui a proposição de Antonio Candido acerca do direito à literatura (CANDIDO, 1988), em que se pode apontar o poder de humanização e formação da literatura, enriquecendo a visão de mundo e contribuindo para o desenvolvimento de uma consciência mais crítica e sensível. Com a finalidade de definir o método de trabalho dentro da disciplina, optou-se pelo recorte da figura do herói no campo literário e, por meio dela, o diálogo interdiscursivo com campos temáticos que perpassam problemas sociais, foco das propostas de produção do Enem. Inclui-se nesse contexto, também, o desenvolvimento do anti-herói, com o fito de ampliar o escopo de trabalho e a capacidade de inter-relações por parte do estudante. Imbricada à Literatura – e como peça-chave para esta disciplina – está a História, fundamental para a compreensão das obras literárias, assim como os textos ficcionais são capazes de ajudar a entender o período histórico ao qual pertencem. Não obstante, é possível fazer pontes interdiscursivas entre passado e presente, pela Literatura, a fim de realizar uma leitura da atualidade. Sob essa conjuntura, a composição interdisciplinar desta eletiva é outro fator que destaca sua necessidade na preparação do aluno para a escrita do texto dissertativo-argumentativo.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • (EM13LP01) Relacionar o texto, tanto na produção como na leitura/ escuta, com suas condições de produção e seu contexto sócio-histórico de circulação (leitor/audiência previstos, objetivos, pontos de vista e perspectivas, papel social do autor, época, gênero do discurso etc.), de forma a ampliar as possibilidades de construção de sentidos e de análise crítica e produzir textos adequados a diferentes situações. (EM13LP02) Estabelecer relações entre as partes do texto, tanto na produção como na leitura/escuta, considerando a construção composicional e o estilo do gênero, usando/reconhecendo adequadamente elementos e recursos coesivos diversos que contribuam para a coerência, a continuidade do texto e sua progressão temática, e organizando informações, tendo em vista as condições de produção e as relações lógico-discursivas envolvidas (causa/efeito ou consequência; tese/argumentos; problema/solução; definição/exemplos etc.). (EM13LP05) Analisar, em textos argumentativos, os posicionamentos assumidos, os movimentos argumentativos (sustentação, refutação/ contra-argumentação e negociação) e os argumentos utilizados para sustentá-los, para avaliar sua força e eficácia, e posicionar-se criticamente diante da questão discutida e/ou dos argumentos utilizados, recorrendo aos mecanismos linguísticos necessários. (EM13LP46) Compartilhar sentidos construídos na leitura/escuta de textos literários, percebendo diferenças e eventuais tensões entre as formas pessoais e as coletivas de apreensão desses textos, para exercitar o diálogo cultural e aguçar a perspectiva crítica. (EM13LP51) Selecionar obras do repertório artístico-literário contemporâneo à disposição segundo suas predileções, de modo a constituir um acervo pessoal e dele se apropriar para se inserir e intervir com autonomia e criticidade no meio cultural. (EM13LP53) Produzir apresentações e comentários apreciativos e críticos sobre livros, filmes, discos, canções, espetáculos de teatro e dança, exposições etc. (resenhas, vlogs e podcasts literários e artísticos, playlists comentadas, fanzines, e-zines etc.).
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação dos textos produzidos pelos estudantes. Os alunos poderão, para este último texto, escolher o gênero textual, a fim de que expressem suas perspectivas em relação ao próprio mundo e identidade.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Espanhol
    •  Filosofia
    •  História
    •  Inglês
    •  Língua Portuguesa
    •  Sociologia



    Eletiva nº 25 - “Revendo o que nunca foi visto”

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Pensando no acesso ao conhecimento por meio das plataformas digitais, levando em consideração os riscos de conhecer de maneira superficial ou anacrônica sobre determinados períodos e fatos históricos, é que propomos uma eletiva que junte pesquisa historiográfica com representação de determinadas situações a partir de produções audiovisuais que estimulem nossos/as estudantes a criatividade. Por ser desenvolvido para a Área de Humanas e Linguagens e suas Tecnologias, nosso projeto está inserido na proposta dos Direitos Humanos, uma vez que os objetivos das produções passam pela criação de um ambiente propício para o diálogo e a reflexão. A ideia é que os/as estudantes compreendam a relevância dos Direitos Humanos em diferentes contextos históricos, estimulando o pensamento crítico e a consciência social. Há também um diálogo com a proposta Poéticas do Teatro: Artes da cena, uma vez que buscaremos explorar os elementos construtivos da linguagem teatral, explorando as possibilidades de escrita e organização do texto teatral e adaptando-os aos processos de cenas com contextualização sócio-histórico-culturais e econômico-políticos. Acreditamos que a eletiva seja atrativa aos/as nossos/as estudantes e que possa revelar talentos e potencialidades muitas vezes escondidas na rotina escolar. Além disso, vídeos que tenham como base os Direitos Humanos, a partir de uma construção histórica e problematizadora, irá estimular a reflexão e o debate sobre temas pertinentes à sociedade contemporânea, como a diversidade, igualdade de gênero e justiça social. Acreditamos assim que a proposta não apenas informará sobre os problemas, mas poderá auxiliar na construção de agentes de mudanças em nossa comunidade.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • 1. Etapa de Introdução Discussão e debate • Apresentação do projeto e de possíveis temáticas a serem trabalhadas na eletiva. • Discussão sobre as temáticas apresentadas para exclusão ou inserção de assuntos que serão trabalhados durante o tempo da eletiva. Atividade: • Reunir em círculo a sala para que possamos discutir e debater sobre a possibilidades de trabalho. 2. Etapa de Aprofundamento Pesquisas, discussões e escrita • Levantamento de textos sobre as temáticas apresentadas. • Leituras e debates para produção de roteiros. Atividade: • Divisão em grupos para que possamos começar as produções teóricas e técnicas dos vídeos. 3. Etapa Prática Produção dos vídeos 1. Criação de perfis nas redes sociais: • O professor abrirá uma conta para a eletiva nas redes sociais. • Os/As estudantes vão auxiliar na criação do nome do perfil, do logotipo e na busca por seguidores. 2. Produção audiovisual: • Os grupos de estudantes vão fazer o processo de filmagem das cenas e edições dos vídeo. • Criação de textos para as publicações, explicando a finalidade pedagógica dos vídeos produzidos. 3. Divulgação e engajamento: • Postagens dos vídeos nas redes sociais. • Busca por engajamento nas publicações a partir do compartilhamento
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • 1. Exibição dos vídeos: • Preparação de uma sala para visitação: • Deixar os vídeos produzidos em exibição; • Exposição dos textos utilizados como base nas produções; • Ornamentar com desenhos que contemplem os temas trabalhados na eletiva.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  História



    Eletiva nº 26 - (MUN)DFM SIMULAÇÃO DE COMITÊS DA ONU COM FOCO NO PROTAGONISMO JUVENIL

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • Este modelo de simulação da ONU – também conhecido como Model United Nations (MUN) – foi criado nos Estados Unidos e tem como missão oferecer aos alunos a oportunidade de atuarem como diplomatas, a fim de que, por meio de debate, possam alcançar soluções acerca de uma problemática. O modal, além de estimular os jovens a ampliarem seus conhecimentos, também ajuda a desenvolver habilidades como cooperação, resolução de conflitos, autoconfiança, pesquisa, oratória e empatia. 
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • (GO-EMCHS103A) Identificar o objeto e os objetivos das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas elaborando hipóteses sobre os processos sociais, políticos, econômicos, espaciais, ambientais e culturais para distinguir suas aproximações e diferenças frente a outras ciências. (GO-EMCHS103B) Compreender o conceito de subjetividade utilizando métodos investigativos próprios das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas para avaliar as relações sócio-históricas, artísticas e filosóficas do mundo contemporâneo. (GO-EMCHS103C) Avaliar os processos de formação das identidades culturais aplicando a sistematização de dados de diversas naturezas (expressões artísticas, textos filosóficos e sociológicos, documentos históricos e geográficos, gráficos, mapas, tabelas, tradições orais, entre outros) para compreenderse como agente social frente os processos sociais e seus desdobramentos político-sociais, culturais, econômicos, ambientais e humanos. (GO-EMCHS101A) Identificar diferentes fontes e narrativas expressas nas civilizações do Mundo Antigo Ocidental, Oriental, América Pré-colombiana e África, observando a tradição oral, as imagens, textos filosóficos e/ou sociológicos para compreender os processos históricos e a dinâmica territorial da origem da humanidade e a relação ser humano - espaço - natureza. (GO-EMCHS101B) Compreender diferentes fontes e narrativas históricas, presentes nos eventos econômicos e sociais nas mais diversas civilizações utilizando os conhecimentos cartográficos, localização e orientação geográfica para distinguir a dinâmica territorial, populacional e as relações socioeconômicas e ambientais que permitiram o desenvolvimento da humanidade. (GO-EMCHS101C) Utilizar as diferentes fontes e narrativas históricas expressas nas diferentes linguagens dos povos originários americanos, africanos, europeus e orientais reconhecendo o desenvolvimento do pensamento racional nas diversas culturas para perceber as diferenças entre pontos de vista científicos e senso comum. (EM13CHS404) Identificar e discutir os múltiplos aspectos do trabalho em diferentes circunstâncias e contextos históricos e/ou geográficos e seus efeitos sobre as gerações, em especial, os jovens, levando em consideração, na atualidade, as transformações técnicas, tecnológicas e informacionais. (EM13CHS502) Analisar situações da vida cotidiana, estilos de vida, valores, condutas etc., desnatura lizando e problematizando formas de desigualdade, preconceito, intolerância e discriminação, e identificar ações que promovam os Direitos Humanos, a solidariedade e o respeito às diferenças e às liberdades individuais.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • O projeto será executado em etapas, contendo a preparação prévia, estudos dirigidos, treinamentos e terá na culminância um grande debate final com tema ainda a ser definido em conjunto com os estudantes participantes da disciplina, com objetivo final de aprovação de uma resolução real da ONU.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Filosofia
    •  História
    •  Sociologia



    Eletiva nº 27 - Robótica Educacional.

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • O termo tecnologia remete-nos à evolução, ao progresso, ao avanço tecnológico de forma progressiva, que diretamente influencia a vida das pessoas. Partindo desse princípio, o cotidiano escolar pode contribuir, incorporando a tecnologia como recurso pedagógico, que propicia instrumentos para a construção de novos conceitos, permitindo a consolidação do universo do conhecimento.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • a. Desenvolver no aluno a capacidade de solucionar problemas, utilizando a lógica de forma eficiente, compreendendo conceitos das diversas áreas do conhecimento e exercitando-os na prática. b. Encorajar o aluno a vivenciar a aprendizagem, experimentando, testando soluções e permitindo que os estudantes sejam criativos e capazes de resolver problemas com autonomia. c. Incentivar a aprendizagem científica, por meio da criatividade, estimulando a experimentação de ideias, exploração de pesquisas e o alcance de resolução de problemas. d. Estimular a sensação de pertencimento e de autoria que visa tirar os alunos da passividade e os colocar no centro do processo de aprendizagem, formando alunos empreendedores capazes de tomar decisões. e. Criar situações de pertencimento e dar voz aos alunos, permitindo que participem ativamente da criação do seu conhecimento. f. Desenvolver a concentração e a observação, encorajando os alunos a se envolverem de forma concreta, prazerosa e lúdica para a criação dos seus projetos tecnológicos. g. Estimular a aplicação das teorias formuladas às atividades concretas. h. Ser capaz de organizar suas ideias a partir de uma lógica mais sofisticada de pensamento. i. Utilizar conceitos aprendidos em outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento de um projeto. j. Proporcionar a curiosidade pela investigação, levando ao desenvolvimento intelectual do aluno, permitindo a construção de projetos de aparato experimental, desde o artesanal até as primeiras representações tecnológicas e experiências com internet das coisas. • Pensamento científico, crítico e criativo: Analisar, experimentar e criar soluções tecnológicas. • Cultura digital: Utilizar tecnologias digitais de forma crítica e ética. • Trabalho e projeto de vida: Desenvolver habilidades para atuar em equipe e resolver problemas. • Autonomia e responsabilidade: Tomar decisões e assumir responsabilidades em projetos. • Comunicação: Expressar ideias e resultados de forma clara e organizada.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Exposição dos projetos no pátio do CEPI Delcides.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Matemática



    Eletiva nº 28 - "ARTE VISUAL NA BIOLOGIA: CONECTANDO CIÊNCIA, ILUSTRAÇÃO CIENTÍFICA E CRIATIVIDADE"

    RESPONSÁVEL


    PAULO

     MAS AFINAL, DO QUE SE TRATA ESTE TEMA?
  • A arte visual é uma forma poderosa de expressão que pode enriquecer o aprendizado nas ciências da natureza. Ao integrar biologia com arte, os alunos são incentivados a observar a natureza de maneira mais profunda, promovendo a criatividade e a reflexão crítica sobre os temas abordados. Essa eletiva também busca sensibilizar os alunos para questões ambientais e a importância da preservação da biodiversidade. A partir do momento que observamos com mais detalhes o nosso corpo ou outros seres na natureza, nos deparamos com uma grande complexidade de estruturas e formas no ambiente. Tudo isso pode servir de munição para os alunos encontrarem material para produzirem suas ilustrações biológicas. A reflexão sobre as imagens que nos cercam e o repensar responsabilidades e atitudes de cada um de nós gera processos educativos ricos, contextualizados e significativos para cada um dos grupos que será estudado na eletiva. Essas vivências podem transformar pequenos espaços da escola em aprendizado. Essa proposta será um instrumento que abordará diferentes conteúdos curriculares na área das Ciências da Natureza de forma significativa e contextualizada e promoverá vivências e irá criar, produzir e estruturar trabalhos artísticos na escola. OBJETIVO GERAL: Desenvolver a compreensão dos alunos sobre a intersecção entre arte e biologia, utilizando a arte visual como ferramenta para explorar e representar conceitos biológicos. Os alunos irão criar obras de arte que refletem a diversidade da vida, dos ambientes diversos, da anatomia dos organismos e da importância da sustentabilidade. Logo o objetivo principal não é atingir o hiper-realismo, e sim, criar ilustrações científicas, abrangendo diferentes áreas dentro da Biologia (ex.: anatomia, botânica, zoologia, microbiologia...). OBJETIVOS ESPECÍFICOS: - Proporcionar possibilidades para o desenvolvimento de ações pedagógicas ao permitir práticas em equipe, explorando a multiplicidade das formas de compreender e aprender. - Contribuir para o desenvolvimento de habilidades, para o pensamento crítico e para estímulo da mente através pesquisas e exploração de diferentes áreas das ilustrações, tendo como resultado apresentações da produção dos alunos ao longo da eletiva, levando na prática a expressão “desenhar para aprender”. - Conhecer a história e visitar o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas (PESCAN) para registros fotográficos e para posterior produção artística. - Apresentar, por meios de tabelas, livros e guias as espécies pertencentes à fauna e flora do Cerrado e também toda sua diversidade de fitofisionomias. - Propor a elaboração e a utilização de materiais didáticos alternativos, que venham a compor o acervo da escola, a fim de possibilitar atividades práticas durante as aulas de Biologia. - Desenvolver a capacidade de trabalho em equipe, mediante a divisão e interdependência de tarefas. - Compreensão da Educação Ambiental em seus sentidos amplos e específicos, através do conhecimento de espécies presentes nos espaços a serem estudados. - Produção de trabalhos artísticos relacionados à fauna e flora do Cerrado, do corpo humano e dos biomas mundiais, de forma a abranger as atividades realizadas ao longo da eletiva, como apresentação das obras, dos desenhos baseados nas observações do microscópio, das colagens e ilustrações sobre a linha do tempo, das oficinas de fotografias da natureza, do mural sobre ecossistemas e apresentação dos desenhos anatômicos.
  •  O QUE SERÁ FEITO DURANTE A ELETIVA?
  • EF09CI01: Identificar e analisar as interações entre os seres vivos e o ambiente. EF09CI02: Compreender a importância da biodiversidade e os impactos das ações humanas sobre os ecossistemas. EF09AR01: Experimentar e criar trabalhos artísticos utilizando diferentes técnicas de desenho e materiais diversos. EF09AR02: Desenvolver a capacidade de trabalhar em grupo e colaborar em atividades coletivas. EM13CNT206: Discutir a importância da preservação e conservação da biodiversidade, considerando parâmetros qualitativos e quantitativos. GO-EMCNT206A: Compreender a importância da biodiversidade. GO-EMCNT202B: Compreender os mecanismos de adaptação dos seres vivos considerando os ecossistemas locais. EM13LGG703: Utilizar diferentes linguagens, mídias e ferramentas digitais em processos de produção coletiva e colaborativa. GO-EMCNT202E: Comparar características anatômicas e fisiológicas dos animais vertebrados e invertebrados.
  •  E COMO SERÁ A CULMINÂNCIA?
  • Apresentação das paletas de cores inspirada na fauna, dos modelos tridimensionais das células, dos desenhos baseados nas observações do microscópio, das colagens e ilustrações sobre a linha do tempo, das oficinas de fotografias da natureza, do mural sobre ecossistemas e apresentação dos desenhos anatômicos, evolutivos e microbiológicos.
  •  QUAIS SÃO AS DISCIPLINAS DE REFERÊNCIA?
    •  Biologia
    •  Ciências
    •  Educação Física
    •  Espanhol